8 de jul. de 2011

Tornozelo

O novo código penal entrou em vigor no dia 4 de julho. Agora, mais de 200 mil presos que aguardam julgamento poderão ficar em liberdade, desde que monitorados eletronicamente por um sistema que inclui uma tornozeleira.

Economicamente faz sentido: um preso custa aos cofres públicos cerca de 1.800 reais por mês, enquanto cada tornozeleira custará por volta de 300 reais. E há exemplos no mundo de países que - após adotarem a tornozeleira eletrônica para os casos de delitos mais leves e presos em processo de julgamento - passaram até a desativar unidades carcerárias.

Mas aqui é Brasil. Quanto tempo você acha que vai demorar pra surgir um “desbaratinador” de monitoramento chinês, que quando o cara comprar ganha de brinde um dvd do Latino?

E os “trafica”? Vão andar de tornozeleira de ouro, ornando com a corrente no pescoço e a calça-conheça-meu-cofrinho, estilo rapper.

E não podemos esquecer que aqui a lei é interpretada, e não cumprida. O que vai ter de advogado alegando constrangimento dos seus clientes vai ser uma festa. Afinal, ninguém é culpado até que se prove o contrario. E, se o caso ainda está sendo julgado…

Bom, pelo menos há a certeza que, se a moda pegar, o mercado se abrirá novamente para a Apple: iTorno Nano com monitoramento cardíaco. Você ainda vai querer um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário