2 de set. de 2011

Et cetera


Utilizamos na expressão escrita e, por vezes, estendemos para a fala, recursos que não entendemos exatamente o motivo, mas que já estão incorporados na cuca.

Vejamos o caso do “entre outros” e do “etc”. Etc. Acho que a criatura que inventou isso já partiu para a abreviação pois nem ele sabia escrever direito a parada: Etcetera. Assim, junto, ou Et cetera. A gente diz “eticétra” mesmo. Do latim, significa "e os restantes" ou "e outras coisas mais". Ah vá...

O que eu acho mesmo é que foi usado como recurso a primeira vez por culpa da preguiça. Ou para rebuscar a arte de quem não tomava Fosfosol: “...enquanto se alinhavam tal qual os planetas Terra, Marte, Vênus, Plutão e, e... etc”.

E também serve para generalizar, sem dar muita bandeira: “... e tendo em vista o péssimo comportamento dos ilustríssimos colegas, tais quais o senhor Geniberto, Anicleiton, entre outros...”. Entre outros??

Bacana mesmo é o que quer ser mais coloquial, esbanjando descontração, e ataca com o “e por aí vai...”. Coisa de vagabundo.

De qualquer forma, nota-se por estas (e outras) que o desejo de desenvolver um estilo, uma forma marcante de escrever, por vezes pode cair na mesmice. Por isso é bom sempre ler grandes escritores, como Machado de Assis, Noah Gordon, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário